Plenária 1

Celulose, um material sustentável com aplicações que vão da eletrónica aos biosensores

Elvira Fortunato(1)

Nesta palestra discutiremos o estado da arte e potenciais direções futuras na eletrónica baseada em papel com especial ênfase para o trabalho desenvolvido no CENIMAT|i3N, abrangendo dispositivos eletrónicos, ecrãs inteligentes, eletrónica impressa, sensores e testes de diagnóstico.

Temos vindo a observar um interesse rápido e crescente relativamente à utilização de materiais biológicos para uma vasta gama de aplicações. Um dos exemplos mais representativos é a celulose, não só sob a forma de matéria-prima principalmente para a produção de pasta e papel, mas também no desenvolvimento de materiais/produtos avançados com propriedades à medida, especialmente os que se baseiam em nanoestruturas.

Há 10 anos atrás a eletrónica do papel era pura ficção científica, mas hoje em dia já dispomos de várias aplicações baseadas em papel como sejam circuitos integrados, super condensadores, baterias, células de combustível, células solares, transístores, lógica/computação digital, ecrãs, assim como em novos testes de diagnóstico rápido. Estes dispositivos desempenharão um papel importante e relevante para os esforços contínuos da nossa sociedade em matéria de sustentabilidade ambiental, segurança, sistemas de comunicação e saúde.

(1) CENIMAT/I3N e CEMOP-UNINOVA, Departamento de Ciência dos Materiais, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa