OQ7

Frutos antioxidantes e sua importância numa alimentação saudável

Formadora

Maria do Rosário Martins(1)

Descrição

No nosso quotidiano, somos sujeitos à ação de radicais livres produzidos durante o funcionamento normal dos processos metabólicos, frequentemente sob a forma de espécies reativas de oxigénio. A manutenção do equilíbrio entre a produção de radicais livres e as defesas antioxidantes é essencial para o normal funcionamento do organismo. O stress oxidativo está frequentemente associado a diferentes tipos de patologias, tais como, doenças cardiovasculares, diabetes, cirrose, carcinomas e desordens do foro neurológico. Para além das defesas endógenas, existe um elevado número de moléculas naturais com propriedades antioxidantes.

Alguns frutos, como as ameixas, maçãs, morangos, framboesas, mirtilos e uvas apresentam propriedades antioxidantes essenciais para a promoção da nossa saúde, devido ao seu elevado teor em vitaminas e polifenóis. Vários estudos destacam os frutos antioxidantes como alimentos funcionais, os quais desempenham um importante papel na prevenção de doenças cardiovasculares, patologias neurodegenerativas, como as doenças de Alzheimer e Parkinson e na diminuição do risco de cancro.

Esta sessão inclui uma sessão sobre as principais propriedades funcionais de alguns frutos ricos em antioxidantes e uma atividade prática onde se avalia o conteúdo em compostos fenólicos de sumos destes frutos, com o objetivo de perceber a importância de incluir alimentos com propriedades nutracêuticas no nosso plano alimentar.

Material necessário

-

(1) Departamento de Ciências Médicas e da Saúde, Escola da Saúde e Desenvolvimento Humano da Universidade de Évora e Laboratório HERCULES, ORCID: 0000-0002-8634-3690, mrm@uevora.pt.