OQ2

Doseamento do açúcar em bebidas refrigerantes. Simples, seguro e sustentável!

Formadoras

Cristina Galacho(1) e Margarida Figueiredo(2)

Descrição

As bebidas refrigerantes ou refrigerantes são um dos produtos alimentares que mais contribuem para a ingestão de açúcar pela população portuguesa, assumindo a primeira posição nos adolescentes. Perante um consumo tão excessivo é fundamental aumentar a consciencialização da sociedade, em geral, e dos jovens, em particular, para este tipo de consumo e para os seus potenciais riscos!

Nesta oficina de Química é apresentado um trabalho prático laboratorial que visa o doseamento do açúcar em bebidas refrigerantes. Os principais objetivos são promover a aprendizagem de conceitos e competências relativos à medição de massas e volumes, enquanto operações basilares em química Laboratorial, e o traçado de gráficos e de curvas de ajuste aos resultados experimentais.

O trabalho apresentado contribui ainda para integrar o ensino da Química no âmbito do paradigma da Química Verde e para promover a reflexão e ação no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, propostos na Agenda 2030 da ONU, envolvendo os estudantes e promovendo uma cidadania global ativa, e uma maior consciencialização do papel de cada um na construção de um mundo mais seguro, mais saudável e mais sustentável.

Cristina Galacho “Doseamento do açúcar em bebidas refrigerantes. Simples, Seguro e Sustentável!” Química - Boletim da Sociedade Portuguesa de Química (2020) 156, 60-67. https://www.spq.pt/magazines/BSPQuimica/691/article/30002260/pdf

Material necessário

Bata (aconselhável) e calculadora gráfica

(1) Departamento de Química da Universidade de Évora e Laboratório HERCULES, Ciência ID: 5516-15D2-AA6D, pcg@uevora.pt.

(2) Departamento de Química da Universidade de Évora e Centro de Investigação em Educação e Pedagogia, Ciência ID: FE15-1D19-FF49, mtf@uevora.pt.