OF3

Fenómenos Ópticos Atmosféricos e outros meteoros

Formadoras

Graça Carraça(1) e Mariana Valente(2)

Descrição

Porque é que o céu no horizonte é mais brilhante que o céu perto do zénite? Nunca reparou? Vai passar a reparar neste e em muitos outros fenómenos ópticos, complexos, atmosféricos, a partir da aplicação da Óptica à atmosfera. Nesta oficina, pretende-se enriquecer o sentido da importância de muitos conceitos que lhe são familiares, tais como: a refracção e a reflexão total, a difusão, a interferência, a difracção e polarização da luz. Serão abordados fenómenos como o brilho do ar, as cores do céu e das nuvens, o arco-íris solar e o arco-íris lunar, as miragens, os halos, as glórias, as coroas, o raio verde e outros.

Apresentaremos e discutiremos recursos disponíveis na internet, algumas sugestões de consulta bibliográfica e de experiências simples que possam reforçar e diversificar estratégias de ensino-aprendizagem.

Temos como objectivos principais: promover o gosto pela observação da Natureza; levar a reconhecer a importância da Óptica, e das Ciências em geral, na compreensão do meio ambiente; estimular o interesse para o estudo dos fenómenos Ópticos atmosféricos.

Material necessário

Papel e caneta / lápis

(1) Departamento de Física, Escola de Ciências e Tecnologia, Universidade de Évora e Centro de Estudos Geográficos - Grupo “Alterações Climáticas e Sistemas Ambientais”, Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Universidade de Lisboa (CEG-Zephyrus, IGOT, UL), mgc@uevora.pt.

(2) Instituto de História Contemporânea - Grupo “Ciência: Estudos de História, Filosofia e Cultura Científica” da Universidade de Évora (IHC-CEHFCi), ORCID 0000-0002-1180-9193, mjv@uevora.pt.